METODOLOGIA
Em relação à formação ética e disciplinar dos alunos, expomos aqui o método utilizado pelo grande educador católico Dom Bosco (1815-1888) e seus colaboradores, a fim de bem orientá-los em vistas à manutenção do equilíbrio harmonioso no ambiente escolar, método no qual se inspira o Colégio Mater Dei.
Esse método de Dom Bosco foi sintetizado em seu comentário sobre os chamados Sistema Preventivo e Sistema Repressivo. O primeiro deles consiste em tornar conhecidas as prescrições e as regras de uma instituição e, depois, vigiar os alunos para que não venham a agir com conduta desarmoniosa, sob os olhares atentos dos educadores:
“Estes, como pais carinhosos, falem, sirvam de guia em todas as circunstâncias, deem conselhos e corrijam com bondade. Consiste, pois, em colocar os alunos na impossibilidade de cometerem faltas (...)” (PELEGRINE, 2008).
No Sistema Preventivo, se exige dos educadores, bem como de todos os colaboradores, que atuem em pleno equilíbrio afetivo, com paciência e bondade, estabelecendo sempre um diálogo educativo com os alunos, a fim de criar com eles um vínculo de sólida confiança e amizade, o que certamente reforça o aproveitamento das aprendizagens comportamentais.
Se o Sistema Preventivo é aquele que faz o aluno amigo do educador, esse sistema deve ser preferível, pois a amizade gera confiança, e confiança viabiliza a educação. Para Dom Bosco, a escola deve ser para o aluno “a casa que educa, o pátio que acolhe, a capela que eleva o pensamento ao Pai criador”, ou seja, uma extensão do seu próprio lar, onde o aluno encontra educadores se dediquem de fato a ele.